Olá

Este espaço busca manter a interação de todos os acadêmicos, professores, Coordenação e membros do Centro Acadêmico do Curso de Letras da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Desde já fica registrada a importância de que todos participem, postem, enviem sugestões e ajudem a divulgar esse espaço, pois ele é todo NOSSO. Mande sua sugestão e textos para o email: caletrasunesc@gmail.com.

sábado, 31 de maio de 2008

Sírio Possenti no 1º SELEP - Seminário de Leitura e Produção Textual

Durante os últimos dias 28 e 29/05 tivemos presentes em nosso meio o Professor Dr. Sírio Possenti da Unicamp. A Coordenação do Curso e o Centro Acadêmico de Letras organizaram o evento em que o professor Possenti retornou mais uma vez a Criciúma para falar, primeiramente, na noite de 28/05 sobre a problemática do ensino de gramática na escola. Como muito bem já aborda em seus livros como em "Porque (não) ensinar gramática na escola", Possenti lembrou que devemos entender as regras de funcionamento da gramática sim, mas que não devemos cair na bobagem já viciante de passar gramática simplesmente para nossos alunos, isso também é válido no ensino de língua estrangeira. "Quando Platão, Homero e os filósofos gregos escreveram não havia gramática, se essas grandes obras geniais não se baseavam em nenhuma gramática, como que ela pode ser medida obrigatória hoje?", lembrou Possenti. O fato é que devemos usar e trabalhar mais produção textual, por exemplo. E não foi à toa que no segundo dia, o tema do Seminário com o Professor era o 1º SELEP - Seminário de Leitura e Produção Textual. Em uma abordagem defendendo o grande acesso de todos a toda nossa grande obra literária, o professor lembra que muitas vezes a gramática acaba por prejudicar à nossa produção textual, sendo que não devemos ter apenas uma mera visão estética da língua. Foi um dia de estudos muito bacana, onde podemos reconhecer a importância da variação lingüística, através de exemplos de textos que Sírio Possenti trouxe: como Manuel Bandeira, Ferreira Gullar... onde ele sempre discorreu mantendo um diálago paralelo com a problemática do ensino da gramática.


Clique aqui para conferir todas as fotos

Uilian Dalpiaz
Vice-presidente do C.A.L

Um comentário:

André Fabiano Meller Mastella disse...

gostei muito da palestra de Quarta-feira à noite, principalmente do teatro e, é claro, do personagem neologismo. Sem ele a minha vida seria uma chatice nesta lingua portuguesa.
abração =D